domingo, 30 de maio de 2010

Ijuí terá Juizado Especial da Justiça Federal no 2º Semestre

Nesta sexta-feira uma comitiva integrada por diversas pessoas, representando poderes públicos e outras entidades de Ijuí, foi recebida pelo Presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Desembargador Vilson Darós. A audiência aconteceu no gabinete da autoridade às 14h e prolongou-se por cerca de uma hora.
A comitiva do município contou com as presenças do Prefeito Municipal, Fioravante Batista Balin; da Presidente da 23ª subseção da OAB de Ijuí, Izaura Mello de Freitas; do conselheiro seccional Noli Schörn; a secretária-geral e conselheira da subseção, Mônica Bronzatto; o conselheiro seccional da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; o representante do Poder Judiciário na Comissão Executiva pró-instalação da Justiça Federal em Ijuí, Diogenes Rodrigues de Souza; o advogado e ex-presidente da 23ª subseção da OAB, Cláudio Rufino; o presidente da Câmara de Vereadores Marcos Barriquelo; o advogado, vereador e membro da Comissão Executiva pró-instalação da Justiça Federal em Ijuí, Darci Pretto da Silva; a representante da Contrijuí, advogada do escritório em Porto Alegre, Fabiane Sebben, e o representante da ACI, Getúlio Azambuja. Também participaram do encontro, diretor do Foro da JFRS de Porto Alegre, juiz Marcelo De Nardi; o desembargador federal Paulo Afonso Brum; e o juiz federal Eduardo Picarelli.
A visita teve por objetivo discutir a criação de um Juizado Especial Federal Avançado (JEFA) no município. Na ocasião, os representantes da comunidade pleitearam a instalação de um Juizado Especial Federal Avançado no município, descrevendo a grande demanda judicial existente, principalmente, de questões previdenciárias, cujos jurisdicionados são, em sua maioria, idosos com poucas condições financeiras. Após os argumentos do grupo, o pedido foi prontamente atendido pelo Presidente Darós.
Darós, Brum Vaz, De Nardi e Picarelli expressaram o interesse do Tribunal na instalação, que deverá ocorrer no próximo semestre. Conforme De Nardi, a direção do Foro começará a preparar a infraestrutura e selecionar pessoal para viabilizar o JEFA de Ijuí.
Darós informou que uma equipe da JFRS visitará Ijuí para avaliar a estrutura sugerida. “Entendo esse pleito como justo e necessário. Após essa vistoria, creio que até outubro teremos condições de instalar o Juizado na cidade, que contará com minha presença na inauguração”, ressaltou.
Será agendado para no prazo máximo de 30 dias a visita do Diretor do Foro, Dr. Marcelo De Nardi à Ijuí junto com os técnicos da Justiça Federal para analisar as ofertas de imóveis para a instalação do JEFA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário