segunda-feira, 17 de maio de 2010

Revista Stampa publica matéria sobre o blog.

A Edição nº 12 da Revista Stampa publicou matéria sobre a criação e a funcionalidade do blog da 3ª Vara Cível, em matéria escrita por Mirian Quadros, a qual agradeço pelo apoio e divulgação nesta conceituada revista. Abaixo, colo na íntegra a matéria publicada.
Até breve
Diogenes
"Justiça ijuiense na Web
Blog criado pelos servidores da Terceira Vara Cível do Fórum de Ijuí já é referência para a comunidade jurídica local e destaque no Tribunal de Justiça do Estado.
Mirian Quadros
Na era da internet, da comunicação livre e simultânea, todos encontram seu espaço, seja para defender opiniões, vender um produto ou simplesmente estar lá, na grande rede mundial de computdores. Mas, mesmo com tamanha profusão de informações, ideias e possibilidades, algumas manifestações ainda são capazes de surpreender. É o caso da iniciativa da equipe da Terceira Vara Cível do Fórum de Ijuí, que lançou, em março deste ano, um blog na internet: o terceiracivelijui.blogspot.com/
A partir do interesse dos próprios funcionários, o blog foi criado com o objetivo de ser um instrumento de aproximação do Poder Judiciário e a comunidade, demonstrando o trabalho do órgão e “buscando sempre o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional através da apresentação de informações úteis”, nas palavras do Juiz de Direito Nasser Hatem.
Baseado em outros dois blogs da área jurídica – o blog da Segunda Vara Cível de Viamão e do Gabinete do Desembargador Ney Wiedemann Neto – o site da Terceira Vara Cível de Ijuí é totalmente inovador para a região. “Existem outros blogs criados por entidades ligadas a OAB ou até mesmo de escritórios de advocacia e estudantes da área do Direito, mas não diretamente envolvendo um Cartório Cível do Poder Judiciário. Nosso trabalho é, realmente, pioneiro”, observa o auxiliar do Juiz, Diogenes Rodrigues de Souza.
Por ter sido criado e mantido por iniciativa própria de um órgão do serviço público, o blog vem rompendo velhos estigmas. Segundo Diogenes, a população não sabe do número de processos que ingressam diariamente no judiciário e, justamente, este desconhecimento é que abre margem para as tão freqüentes críticas ao serviço. “As críticas são comuns e já estamos acostumados com elas, mas os números que disponho mensalmente no blog refletem o quanto é intenso o trabalho num cartório. O nosso objetivo e levar ao conhecimento da população o que realmente é feito e como funciona o mecanismo desde ‘poder’ que para muitos é desconhecido”.
E é exatamente isso que o diário virtual da Terceira Vara Cível vem fazendo nos últimos meses. O blog apresenta estatísticas do trabalho realizado, ofícios circulares, links úteis aos operadores do Direito e comunidade em geral, telefones e ramais disponíveis no setor, nome e e-mail dos servidores da Vara, além de notícias do Tribunal de Justiça e outras notícias importantes do meio jurídico. O blog também atende a outra necessidade: a de aproximar-se e facilitar o acesso dos estudantes de Direito às pautas de audiência, o que até então só era possível com o comparecimento ao Fórum.
A resposta da população à proposta do blog foi surpreendente. “Em uma semana no ar, passamos dos cinco mil acessos, sendo que recebemos e-mails, comentários e felicitações de todas as áreas da sociedade”, revela Diogenes. A iniciativa foi destacada, inclusive, pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, que publicou no seu site oficial uma matéria sobre a criação do blog ijuiense. A idéia a partir de agora, é cada vez mais fortalecer o blog, visando tornar o endereço na web uma referência local. “Queremos que o blog seja uma ferramenta acessada diariamente principalmente pelos advogados e estudantes”, finaliza Diogenes."


Nenhum comentário:

Postar um comentário