domingo, 30 de maio de 2010

Ijuí terá Juizado Especial da Justiça Federal no 2º Semestre

Nesta sexta-feira uma comitiva integrada por diversas pessoas, representando poderes públicos e outras entidades de Ijuí, foi recebida pelo Presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Desembargador Vilson Darós. A audiência aconteceu no gabinete da autoridade às 14h e prolongou-se por cerca de uma hora.
A comitiva do município contou com as presenças do Prefeito Municipal, Fioravante Batista Balin; da Presidente da 23ª subseção da OAB de Ijuí, Izaura Mello de Freitas; do conselheiro seccional Noli Schörn; a secretária-geral e conselheira da subseção, Mônica Bronzatto; o conselheiro seccional da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; o representante do Poder Judiciário na Comissão Executiva pró-instalação da Justiça Federal em Ijuí, Diogenes Rodrigues de Souza; o advogado e ex-presidente da 23ª subseção da OAB, Cláudio Rufino; o presidente da Câmara de Vereadores Marcos Barriquelo; o advogado, vereador e membro da Comissão Executiva pró-instalação da Justiça Federal em Ijuí, Darci Pretto da Silva; a representante da Contrijuí, advogada do escritório em Porto Alegre, Fabiane Sebben, e o representante da ACI, Getúlio Azambuja. Também participaram do encontro, diretor do Foro da JFRS de Porto Alegre, juiz Marcelo De Nardi; o desembargador federal Paulo Afonso Brum; e o juiz federal Eduardo Picarelli.
A visita teve por objetivo discutir a criação de um Juizado Especial Federal Avançado (JEFA) no município. Na ocasião, os representantes da comunidade pleitearam a instalação de um Juizado Especial Federal Avançado no município, descrevendo a grande demanda judicial existente, principalmente, de questões previdenciárias, cujos jurisdicionados são, em sua maioria, idosos com poucas condições financeiras. Após os argumentos do grupo, o pedido foi prontamente atendido pelo Presidente Darós.
Darós, Brum Vaz, De Nardi e Picarelli expressaram o interesse do Tribunal na instalação, que deverá ocorrer no próximo semestre. Conforme De Nardi, a direção do Foro começará a preparar a infraestrutura e selecionar pessoal para viabilizar o JEFA de Ijuí.
Darós informou que uma equipe da JFRS visitará Ijuí para avaliar a estrutura sugerida. “Entendo esse pleito como justo e necessário. Após essa vistoria, creio que até outubro teremos condições de instalar o Juizado na cidade, que contará com minha presença na inauguração”, ressaltou.
Será agendado para no prazo máximo de 30 dias a visita do Diretor do Foro, Dr. Marcelo De Nardi à Ijuí junto com os técnicos da Justiça Federal para analisar as ofertas de imóveis para a instalação do JEFA.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Horário forense durante os jogos do Brasil na Copa

ORDEM DE SERVIÇO Nº 006/2010-P
O Excelentíssimo Senhor Desembargador Leo Lima, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista a necessidade de atender ao que consta no Expediente nº 146-10/000051-1,
DETERMINA:
Art. 1º Nos dias úteis dos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo, haverá alteração do horário de expediente nos serviços auxiliares do Tribunal de Justiça e nos serviços forenses de 1ª instância, com prorrogação dos prazos processuais que se vencerem nas datas, mantendo-se os respectivos serviços jurisdicionais sob regime de plantão.
Art. 2º No dia 15 de junho do corrente ano o expediente terá início às 08h30min e encerrar-se-á às 14h30min, com intervalo para o almoço de 1 (uma) hora.
§ 1º No segundo grau de jurisdição, o intervalo para o almoço será cumprido a critério da chefia.
§ 2º No primeiro grau de jurisdição, o intervalo para o almoço será cumprido das 11h30min às 12h30min.
Art. 3º No dia 25 de junho do corrente ano o expediente terá início às 13h30min e encerrar-se-á às 19h no segundo grau de jurisdição e às 18h30min no primeiro grau de jurisdição.
Art. 4º Na hipótese de a seleção brasileira jogar na fase das oitavas de final da Copa do Mundo, o horário de expediente será o previsto no artigo 2º.
Art. 5º Esta Ordem de Serviço entrará em vigor no primeiro dia útil seguinte à data de sua disponibilização no Diário da Justiça Eletrônico.
Secretaria da Presidência, 24 de maio de 2010.
Desembargador Leo Lima,Presidente.
Extraído do site do Tribunal de Justiça.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Portal Ijuhy.com publica matéria sobre o blog.

O Portal Ijuhy.com publicou matéria sobre os dois meses do blog da 3ª Vara Cível.
A matéria poderá ser acessada diretamente no portal no link http://www.ijuhy.com/noticia-ler.php?id=14630.
Até breve.
Diogenes R. Souza

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Revista Stampa publica matéria sobre o blog.

A Edição nº 12 da Revista Stampa publicou matéria sobre a criação e a funcionalidade do blog da 3ª Vara Cível, em matéria escrita por Mirian Quadros, a qual agradeço pelo apoio e divulgação nesta conceituada revista. Abaixo, colo na íntegra a matéria publicada.
Até breve
Diogenes
"Justiça ijuiense na Web
Blog criado pelos servidores da Terceira Vara Cível do Fórum de Ijuí já é referência para a comunidade jurídica local e destaque no Tribunal de Justiça do Estado.
Mirian Quadros
Na era da internet, da comunicação livre e simultânea, todos encontram seu espaço, seja para defender opiniões, vender um produto ou simplesmente estar lá, na grande rede mundial de computdores. Mas, mesmo com tamanha profusão de informações, ideias e possibilidades, algumas manifestações ainda são capazes de surpreender. É o caso da iniciativa da equipe da Terceira Vara Cível do Fórum de Ijuí, que lançou, em março deste ano, um blog na internet: o terceiracivelijui.blogspot.com/
A partir do interesse dos próprios funcionários, o blog foi criado com o objetivo de ser um instrumento de aproximação do Poder Judiciário e a comunidade, demonstrando o trabalho do órgão e “buscando sempre o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional através da apresentação de informações úteis”, nas palavras do Juiz de Direito Nasser Hatem.
Baseado em outros dois blogs da área jurídica – o blog da Segunda Vara Cível de Viamão e do Gabinete do Desembargador Ney Wiedemann Neto – o site da Terceira Vara Cível de Ijuí é totalmente inovador para a região. “Existem outros blogs criados por entidades ligadas a OAB ou até mesmo de escritórios de advocacia e estudantes da área do Direito, mas não diretamente envolvendo um Cartório Cível do Poder Judiciário. Nosso trabalho é, realmente, pioneiro”, observa o auxiliar do Juiz, Diogenes Rodrigues de Souza.
Por ter sido criado e mantido por iniciativa própria de um órgão do serviço público, o blog vem rompendo velhos estigmas. Segundo Diogenes, a população não sabe do número de processos que ingressam diariamente no judiciário e, justamente, este desconhecimento é que abre margem para as tão freqüentes críticas ao serviço. “As críticas são comuns e já estamos acostumados com elas, mas os números que disponho mensalmente no blog refletem o quanto é intenso o trabalho num cartório. O nosso objetivo e levar ao conhecimento da população o que realmente é feito e como funciona o mecanismo desde ‘poder’ que para muitos é desconhecido”.
E é exatamente isso que o diário virtual da Terceira Vara Cível vem fazendo nos últimos meses. O blog apresenta estatísticas do trabalho realizado, ofícios circulares, links úteis aos operadores do Direito e comunidade em geral, telefones e ramais disponíveis no setor, nome e e-mail dos servidores da Vara, além de notícias do Tribunal de Justiça e outras notícias importantes do meio jurídico. O blog também atende a outra necessidade: a de aproximar-se e facilitar o acesso dos estudantes de Direito às pautas de audiência, o que até então só era possível com o comparecimento ao Fórum.
A resposta da população à proposta do blog foi surpreendente. “Em uma semana no ar, passamos dos cinco mil acessos, sendo que recebemos e-mails, comentários e felicitações de todas as áreas da sociedade”, revela Diogenes. A iniciativa foi destacada, inclusive, pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, que publicou no seu site oficial uma matéria sobre a criação do blog ijuiense. A idéia a partir de agora, é cada vez mais fortalecer o blog, visando tornar o endereço na web uma referência local. “Queremos que o blog seja uma ferramenta acessada diariamente principalmente pelos advogados e estudantes”, finaliza Diogenes."


domingo, 9 de maio de 2010

Homenagem ao dia das mães

Toda Mulher é Mãe
Mesmo que nunca tenha gerado um filho,
mesmo que nunca venha a gera-lo.
Toda mulher é mãe,primeiro da boneca,
mas tarde dos irmãos,
casada algumas vezes é mãe do marido.
Sem filho será mãe adotiva;
Entregará a alguém os benefícios do seu amor:
os sobrinhos, os filhos alheios.
Uma causa justa.
Não basta somente um dia para consagrar às mães,
porque o seu amor e o carinho foram,
são e serão, sempre intermináveis.
É uma história que não tem começo nem fim,
porque nossas mães nos sonharam
muito antes de nossa existência uterina,
nos amaram bem antes de ver as nossas faces,
e nos sentiam a todo momento.
Não basta apenas um dia para agradecer
tudo o que nossas mães fizeram por nós.
São poucas as palavras para traduzir todo o amor
e afeto que recebemos de nossas mães;
Sempre generosas são lembradas por seus ensinamentos
e sua imensa sabedoria.
A maternidade é verdadeiramente indescritível,
pelo simples fato de todas as mães
serem a melhor semelhança do
"Rosto de Deus entre nós".
Autoria Desconhecida

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Pauta de audiências de maio.

Prezado usário do blog da Terceira Vara Cível.

Disponibilizamos a pauta das audiências do mês de maio/2010, que pode ser acessada integralmente no item "Sumário" no lado direito do blog.
Até breve
Diogenes R. Souza

Estatísticas de Abril/2010.

No mês de abril/2010 novamente foi intenso o trabalho realizado pela equipe da Terceira Vara Cível, e os números de parte do trabalho passo a descrever abaixo:
1) Movimentos de processos realizados pelo Cartório no Sistema Themis: 16.343;
2) Processos conclusos ao Juiz para despacho: 1.719;
3) Processos conclusos ao Juiz para sentença: 104;
4) Sentenças de mérito proferidas: 94;
5) Demais decisões proferidas: 103;
6) Petições recebidas no protocolo geral: 896;
7) Processos incluídos em nota de expediente: 1.285;
8) Processos em carga com advogados das partes: 1.184;
9) Audiências realizadas: 56.
10) Processos iniciados no mês: 257;
11) Processos terminados no mês: 298;
12) Processos tramitando na 3ª Vara: 6.148.
Estes são alguns dos números do intenso trabalho realizado pela 3ª Vara Cível de Ijuí.
Até breve
Diogenes R. Souza